14 de junho de 2010

Pérolas viraram mania. Nas recentes semanas da moda, colares e gargantilhas de pérolas desfilaram em praticamente todos os pescoços mais influentes. Quem trouxe luz para esta jóia eterna foi Michelle Obama, adepta do estilo "chique e simples". Pérolas simbolizam a perfeição, pois de cada cem ostras,apenas uma contém a pérola perfeita.

Na antiguidade, as pérolas eram bordadas em mantôs como peças decorativas. No século 18, a descoberta de diamantes no Brasil provocou a queda na demanda das pérolas. O interese foi reativado no final do século 19, com a produção comercial das pérolas cultivadas. Nos anos 20, Sautoirs (colares longos) de pérolas viraram moda, e a partir de 1950 tornaram-se o símbolo da elegância clássica. É difícil imaginar outro acessório mais versátil e acessível que as pérolas. Reais, cultivadas ou falsas, são um toque de luminosidade no corpo e na cor de qualquer tipo de mulher. Generosas com o rosto, dividem a luminosidade com a pele e os cabelos, e podem ser usadas com produções casuais, esportivas, roupas de trabalho e até com elegantes roupas de noite. Quer recurso melhor? Acima de tudo, pérolas conseguem ser sexy.

Alguns tipos de pérolas

  • Pérolas cultivadas: São criadas através da introdução de uma pequena conta feita na concha o mexilhão ou pedaço de madrepérola. Após dois ou três anos, as conhas são colhidas, e as pérolas removidas.
  • Pérolas naturais: As pérolas verdadeiras se formam naturalmente nos moluscos dos oceanos, e chegam a custar dez vezes mais que as induzidas.
  • Pérolas Mabe: Criadas em ostras Mabe, essas pérolas são formadas sobre a concha da ostra. Em formato redondo ou lágrima, tem lados irregulares.
  • Pérolas Negras do Tahiti: Em uma seleção cinza médio até o preto carvão, são produtos de ostras quem vivem só no Tahiti. Pode ser redonda ou lágrima, e são muito usadas em brincos e anéis solitários.
  • Pérolas Biwa ou de água doce: Em formatos irregulares, são encontradas em mexilhões que vivem em lagos orientais. Os formatos podem ser quadrados, arroz, redondos e ovais em tons de branco, rosa e cinza.
  • Pérolas Barrocas: Este é o termo que define pérolas naturais, cultivadas ou falsas, com aspecto sem forma, irregulares na superfície.
Decote X Colar
  • Decote em V: colar longo, pode ter mais voltas para preencher decotes ousados.
  • Decote redondo: repita as linhas arredondadas do decote no colar.
  • Decote canoa ou tomara-que-caia: use gargantilhas ou o tradicional de duas voltas.
  • Gola alta: use os mais longos sobre o tecido.

Fonte: coluna do Chico Gonçalves

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright 2010 Luminosita Jóias e Acessórios.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.