26 de maio de 2010

Olá pessoal tudo bem?
Bom, essa é a nossa primeira postagem no nosso blog! Antes de tudo, gostaríamos de desejar boas vindas a todas vocês. Será um prazer enorme para nós termos vocês como leitoras do nosso blog, e se vocês quizerem interagir conosco, vai ser melhor ainda!
Para começar, gostaríamos de deixar algumas dicas para você conservar a beleza de suas jóias, semi-jóias, jóias em prata, em fim, de todas elas. Muitas pessoas acabam não tirando seus acessórios para nada: lavam louça, tomam banho, fazem tudo com eles. Por favor, não façam isso! Cuidem com muito carinho do investimento que vocês fizeram, para que suas peças estejam sempre bonitas, e você sempre pronta para arrazar com elas.
Então, preste atenção nas nossas dicas:


Limpeza - cuidados diferentes que dependem:
1. Do metal (prata ou ouro)
2. Da gema (algumas gemas são muito sensíveis)
3. Do acabamento

Certos aspectos devem ser evitados, como:
1. Uso durante execução de trabalho doméstico ou jardim;
2. Não usar pérolas ou certos tipos de gemas na praia, ou em local onde elas sejam expostas ao contato com bronzeadores, loções, areia, etc. (abrasão);
3. Não aplicar cremes por cima de jóias.

Limpeza da Prata:
Peças fabricadas com prata, estão sujeiras à oxidação natural (escurecimento), que podem ser causados por diversos agentes. O mais comum, é a oxidação ser causada pelo ácido úrico, gerado pela pele através da transpiração. Produtos químicos usados no dia a dia, como perfumes, sabonetes, cremes, etc, podem oxidar a prata e atacar as pedras, deixando sua aparência opaca e sem vida.

Muitas pessoas, na tentativa de limpar suas peças, acabam utilizando métodos caseiros que acabam estragando, ou trazendo danos a elas, como por exemplo: usar pasta de dentes, ou ferver a peça com água e detergente, e, principalmente, esfriando a peça rapidamente após ter fervido, o que causa a trinca de todas as pedras.

O método mais comum indicado é manter a rotina da limpeza com uma flanela. Peças com gemas nunca poderão ser limpas com produtos químicos. Pérolas podem ser lavadas somente com água ou banho de imersão especifico. Com estes cuidados, a pérola, que é uma gema orgânica, terá sua vida prolongada.

Conservação:
A melhor embalagem para guardar jóias é individual, normalmente aquela na qual a jóia veio.


Juntar peças pode acarretar:
1. Quebras - no contato de uma peça com a outra
2. Riscos - o atrito de colares, por exemplo, pode induzir a riscos em pérolas e mesmo em outras pedras
3. Oxidação - peças de prata junto com outros metais escurecem mais rápido e perdem o brilho, por força do atrito. As peças devem estar acondicionadas em saquinhos de tecido (flanela, principalmente), ou separadas em plásticos. É importante evitar guardar as jóias descuidadamente (como por exemplo: colocar no porta-luvas do carro, ou em bolsos), pois há sempre atrito, o que pode estragar definitivamente uma peça. Há inúmeros casos de jóias que perderam a gema (pedra) por terem sido guardadas em bolsos junto com moedas, chaves e outros pequenos objetos.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright 2010 Luminosita Jóias e Acessórios.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.